Os grandes mitos quando se procura trabalho

2014-07-22

As sete grandes falsas crenças quando se procura emprego, segundo a revista Forbes:

Somos apenas o nosso currículo. Não somos só os nossos cargos nem os nossos graus académicos, cursos e certificações: somos a marca que criamos e a nossa própria abordagem perante os desafios no trabalho.

Seguir um trilho pré-definido. Pode procurar trabalho da forma que quiser, com a estratégia que delinear.

Seguir as regras. Mitos como evitar abordagens directas aos directores ou outro tipo de regras não escritas são, de acordo com o bom senso, passíveis de serem quebradas.

Dar tudo o que querem. Quando, numa entrevista de emprego, lhe pedirem dados ou provas que pense serem desnecessárias ou até mesmo humilhantes, recuse.

Esperar. Esperar por uma resposta depois de uma entrevista é uma questão de paciência, mas, quanto mais tempo passa sem feedback, mais urgente se torna a necessidade de partir para outra.

Aceitar a oferta de olhos fechados. Se tiver dúvidas de qualquer tipo, seja em termos remuneratórios, preocupações éticas ou se suspeitar que não se irá dar bem com os seus futuros colegas ou chefe, comunique essas dúvidas e pondere se deverá aceitar o emprego ou não.

É uma decisão insignificante. Recusá-lo ou aceitá-lo pode ser insignificante para a empresa, mas não é para si. Passe à frente quando achar que esta oferta não é a que procura.

HR Portugal

<<< Volta à lista de notícias