Saber ouvir é saber conversar

2014-06-20

Um dos pontos essenciais numa conversa eficaz - isto é, capaz de criar empatia mútua - é saber ouvir e não deixar que a nossa vontade se sobreponha, segundo um artigo da revista Inc..

 

7 passos para ouvir melhor os outros:

 

Intenção. Saber o porquê de estar a ouvir é importante para conseguir o seu objectivo.

 

Ambiente. Tome atenção ao sítio onde decorre a conversa. Se não for o local ideal, talvez seja necessário encontrar um local mais calmo ou reservado para conversar.

 

Imparcialidade. Ponha de lado preconceitos e vá com uma postura de “tábua rasa”. Ouça o seu interlocutor com vontade de aprender com ele, sem julgamentos.

 

Distracções. Fuja delas e desligue smartphones, tablets ou outros focos de distracção de forma a concentrar-se na conversa.

 

Foco. Concentre-se de forma a conseguir absorver todos os detalhes.

 

Empatia. Ponha-se no lugar do seu interlocutor e perceba as motivações dele e o porquê de defender certos pontos de vista.

 

Não interromper. Respeite os timings da conversa e não interrompa o seu interlocutor. Ouça-o, pense no que lhe estão a dizer e só intervenha quando sentir que for a sua vez de contribuir.

HR Portugal

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