Saber ouvir é saber conversar
2014-06-20
Um dos pontos essenciais numa conversa eficaz - isto é, capaz de criar empatia mútua - é saber ouvir e não deixar que a nossa vontade se sobreponha, segundo um artigo da revista Inc..
7 passos para ouvir melhor os outros:
Intenção. Saber o porquê de estar a ouvir é importante para conseguir o seu objectivo.
Ambiente. Tome atenção ao sítio onde decorre a conversa. Se não for o local ideal, talvez seja necessário encontrar um local mais calmo ou reservado para conversar.
Imparcialidade. Ponha de lado preconceitos e vá com uma postura de “tábua rasa”. Ouça o seu interlocutor com vontade de aprender com ele, sem julgamentos.
Distracções. Fuja delas e desligue smartphones, tablets ou outros focos de distracção de forma a concentrar-se na conversa.
Foco. Concentre-se de forma a conseguir absorver todos os detalhes.
Empatia. Ponha-se no lugar do seu interlocutor e perceba as motivações dele e o porquê de defender certos pontos de vista.
Não interromper. Respeite os timings da conversa e não interrompa o seu interlocutor. Ouça-o, pense no que lhe estão a dizer e só intervenha quando sentir que for a sua vez de contribuir.
HR Portugal