Directores de Recursos Humanos criticam Governo no combate ao desemprego

2015-05-21

Numa escala de zero a 20, os directores de Recursos Humanos avaliam com 8,9 o desempenho do actual Governo no que toca ao combate ao desemprego de longa duração. Esta é uma das principais conclusões do barómetro Kaizen/RH Magazine, um barómetro semestral que avalia temáticas com impacto directo na área de gestão de Recursos Humanos.

Numa perspectiva global, o Executivo de Passos Coelho passa à tangente nesta avaliação feita por mais de meia centena de responsáveis dos departamentos de recursos humanos de empresas nacionais de referência, com 10,3 valores para o estímulo ao empreendedorismo, 10,7 para o combate ao desemprego jovem e 11,2 para a criação de incentivos à contratação.

E as perspectivas relativamente à evolução do emprego para 2015 não são muito mais animadoras: 49% do painel acredita na diminuição da taxa de desemprego, mas uma grande parte (40%) prevê a estabilização desta variável, enquanto 11% se mostra pessimista, prevendo que a taxa de desemprego suba ao longo deste ano. Quando questionados sobre se a sua empresa recorre a medidas de apoio ao financiamento para a integração de novos colaboradores, 62% responde positivamente. Dos restante 38% que dizem não apostar nessas medidas, ainda que saibam da sua existência, metade considera que estes são processos excessivamente burocráticos e 30% afirma que estas medidas não se enquadram nas suas necessidades.

Económico

<<< Volta à lista de notícias