Licenciaturas com estágios reduzem risco de desemprego

2015-05-05

Trata-se do primeiro estudo realizado no país sobre o impacto da existência de estágios curriculares na empregabilidade dos licenciados, da responsabilidade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), um dos polos da Universidade de Aveiro.

"A existência de estágios curriculares nas licenciaturas disponíveis em Portugal tende a reduzir as taxas de desemprego dos licenciados em cerca de 15%. Quando aplicado ao ensino superior politécnico, o modelo de análise desenvolvido sugere que a redução da taxa de desemprego tende a ser de 27%", conclui o estudo da ESTGA.

Os resultados sugerem, ainda, que a redução da taxa de desemprego é maior (37%) quando os estágios são faseados, por comparação com o modelo de estágios únicos e tendencialmente no final da licenciatura (15%).

"O estudo mostra que os estágios contribuem efectivamente para a empregabilidade dos licenciados, principalmente se forem estágios faseados ao longo do curso", aponta Gonçalo Paiva Dias, coordenador da equipa do projecto.

Em Portugal, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego entre os jovens, no primeiro trimestre de 2013, foi de 42,1%.

"Embora esta taxa seja inferior entre os licenciados é, no entanto, preocupante, uma vez que tem vindo a aumentar com a visibilidade social do desemprego neste grupo de jovens", alerta o investigador.

Jornal de Notícias

<<< Volta à lista de notícias