75% dos profissionais de TI admitem ter sido vítimas de bullying

2014-08-14

Três quartos dos 650 profissionais inquiridos a nível global pela IDG Connect no estudo “Bullying: The Uncomfortable Truth About IT” admitiram terem sido vítimas de bullying no trabalho, ao passo que 85% revelou já ter testemunhado situações de bullying com outros colegas. E ainda 8% admitiram serem eles mesmos bullies - pessoas que, realça o relatório, na sua maioria «também já foram elas mesmas vítimas de bullying.» Já 45% dos inquiridos escolheu não responder à questão.

 

Sobre o tipo de bullying, 8% assumiu ter sofrido violência física, 75% abuso verbal e 94% revelou ter sido alvo de violência psicológica, o tipo de bullying «mais fundamentalmente danoso – tanto para o indivíduo como para a organização – apesar de ser o mais difícil de detectar, já que as vítimas muito frequentemente duvidam delas mesmas e muitas vezes não conseguem acreditar que este tipo de situação está mesmo a passar-se com elas», escrevem os autores do estudo.

 

Para além disso, o paper da IDG Connect mostra que 76% dos inquiridos, solicitados para definir o grau de bullying de 1 - “ligeiro” - a 10 - “virtualmente insuportável” - situaram a sua situação entre os valores 7 e 10 da escala. E 22% chegaram mesmo a considerar o tipo de bullying de que são vítimas merecedor da classificação 10.

HR Portugal

<<< Volta à lista de notícias