Cerca de 40% dos portugueses gostaria de reformar-se entre os 56 e os 60 anos

2014-08-01

De acordo com este estudo, 40% dos inquiridos admite que gostaria de se reformar entre os 56 e os 60 anos e 23,9% espera receber entre 75% a 99% do seu último salário bruto, sendo que 30,2% espera vir a receber entre os 50% e os 74%.

 

Por outro lado, 39,9% dos inquiridos caracteriza a qualidade e a informação difundida pelo Estado, incluindo o Governo, a Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações, como má.

 

19,5% dos inquiridos consideraram que a entidade que melhor os informa acerca das condições das reformas no país é a comunicação social, sendo que no que respeita à informação proveniente das empresas, 30% refere que esta é inexistente.

 

Por outro lado, 88,1% das pessoas inquiridas confessam não se encontrarem bem informadas acerca da fórmula de cálculo da sua futura pensão, sobre as recentes alterações aos regimes de pensões em Portugal (65,5%), ou até mesmo sobre os problemas de financiamento e sustentabilidade das pensões no nosso país (62,8%).

 

Para se informarem relativamente a estas questões, 22,2% dos inquiridos procuram saber mais acerca deste assunto junto de familiares e amigos ou assistindo a debates pela televisão (24,6%).

 

Por outro lado, a maioria dos inquiridos (52,6%) considera que a possibilidade de, a partir dos 60 anos de idade, se poder conciliar, durante alguns anos, trabalho a tempo parcial com o recebimento de uma pensão parcial correspondente à parte do tempo em que se deixa de trabalhar, seria uma boa ideia.

A maioria (76,3%) pensa que seria igualmente uma boa ideia se a idade legal da reforma pudesse ser antecipada sempre que a carreira contributiva ultrapasse os 40 anos.

 

No que respeita à reformulação do regime de pensões no país, 40,6% defende que esta não deverá ser executada apenas pelo Estado, sendo que este deverá trabalhar em conjunto com as empresas públicas e privadas e respectivos representantes, bem como com os trabalhadores e estruturas sindicais.

 

O estudo de opinião foi efectuado pela Eurosondagem S.A. de 25 a 28 de Março de 2014 através de entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa.

HR Portugal

<<< Volta à lista de notícias