Irlanda Termina Resgate Sem Programa Cautelar

2013-11-13

O primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, anunciou nesta quinta-feira que a Irlanda vai sair do programa de resgate financeiro, que termina no próximo mês, sem recorrer a um programa cautelar.

No final de uma reunião curta do conselho de ministros, o líder governamental afirmou que esta "é a decisão certa para a Irlanda".

O jornal The Irish Times revelou que a decisão de regresso aos mercados sem almofada já foi comunicada por Kenny à chanceler alemã, Angela Merkel, e que será comunicada na reunião de hoje do Eurogrupo, com os ministros das Finanças dos países do euro.

A recusa em assumir um programa cautelar tem como base o facto de a Irlanda dispor, neste momento, de reservas financeiras no valor de 25 mil milhões de euros, argumento que o ministro das Finanças, Michael Nooman, deverá usar hoje para convencer os parceiros do Eurogrupo.

Com esta decisão, o Governo irlandês procura ganhar a confiança dos mercados e melhorar as condições em que o país satisfaz as suas necessidades de financiamento, ficando, ao mesmo tempo, liberto da condicionalidade associada a um programa cautelar.

Público

<<< Volta à lista de notícias