Desemprego. Desapareceram 112 Mil Jovens em Idade Activa Num Ano

2013-11-07

Verão dá ajuda preciosa no Algarve e na Madeira. Desapareceram 112 mil jovens em idade activa num ano…

O Instituto Nacional de Estatística divulgou ontem que a taxa de desemprego no terceiro trimestre do ano ficou nos 15,6%, valor abaixo dos 16,4% de Junho e que representa uma melhoria também face aos valores de Setembro de 2012 (15,8%). O mercado de trabalho continuou assim a beneficiar da sazonalidade - o terceiro trimestre é composto por Julho, Agosto e Setembro -, efeito que já vinha a reflectir desde o final do segundo trimestre.

Foi precisamente nas regiões mais turísticas do país onde a descida do desemprego mais se fez sentir. Só no Algarve, e do segundo para o terceiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego caiu de 16,9% para 13,8% e na Madeira recuou de 18,8% para 17,3% no mesmo período. Já nos Açores a taxa subiu: de 16,1% para 17,7%.

Apesar da melhoria no desemprego no trimestre face ao mesmo período de 2012, o que é certo é que há menos residentes em Portugal com emprego. A taxa de desemprego resulta da divisão do total de desempregados pela população activa registada e, assim, existindo menos trabalhadores no país, por culpa da emigração, por exemplo, a redução da taxa não é só explicada pela criação de emprego. Prova disso mesmo é a evolução das pessoas com emprego registadas pelo INE: se no segundo trimestre de 2012 o desemprego chegava a 15,8% mas havia 4,6 milhões de empregados, agora, e apesar de uma taxa de desemprego inferior (15,6%), o total de residentes com trabalho caiu para 4,5 milhões - a redução foi de 102,7 mil empregos.

i

<<< Volta à lista de notícias