Team Building – Bonding – Branding. Qual o mais indicado?

2013-08-29

Estas actividades são uma importante "ferramenta" capaz de reforçar e desenvolver o conhecimento e coesão entre membros de uma organização.

Pessoas que diariamente trabalham lado a lado, mostram conhecer-se pouco quando postas perante desafios que requerem interacção e cooperação mútua, para além da rotina habitual.

 

A construção de um processo articulado e de processos de trabalho integrados, passa pelo aprofundamento dos elos sociais e do conhecimento das virtudes e defeitos de cada um. Este objectivo é mais facilmente alcançado numa actividade lúdica fora da empresa, onde predomina um ambiente informal e descontraído.


Além disso, as iniciativas de TeamBuilding contribuem para descomprimir, quebrar o gelo, entusiasmar e motivar, proporcionando uma nova energia aos colaboradores, que se reflecte na sua produtividade e atitude no trabalho.

 

As acções de TeamBuilding devem ter um conteúdo fortemente emocional, para que sejam consideradas experiências fantásticas e inesquecíveis. Isso ajuda a motivar os participantes, aumenta a compreensão dos processos e resultados, e melhora a retenção na memória. No entanto, não se pode esquecer que a componente lúdico-emocional é apenas facilitadora da aprendizagem, sendo imprescindível garantir a respectiva componente pedagógica e profissional.


As acções de TeamBuilding são concebidas de acordo com estes princípios, assegurando a combinação de jogos e actividades inovadoras e criativas, com análises profissionais tecnicamente rigorosas e pedagogicamente eficazes, em contacto com a natureza e o ar puro.

 

Quanto às acções de Team Bonding normalmente não inclui a componente teórica ou qualquer tipo de debrief, limitando-se a ser um evento que promove espírito e intrusão na equipa e aproximação dos elementos da equipa fora do ambiente de trabalho.

 

As acções de Team Bonding são desenhados para criar experiências com a finalidade de aproximar os membros de uma equipa ou de uma organização, estimulando a identidade e coesão da equipa. As acções são divertidas e devem ser criadas para serem memoráveis, criando um laço comum entre os membros da acção.

 

As acções de Team Bonding focam-se na construção de relações e não no desempenho.

 

As acções de Team Branding é a forma actual de transformar os membros da sua equipa ou organização em embaixadores da sua “marca”.

 

A Team Branding foca em valorizar os membros da sua equipa e/ou organização, comunicando o seu valor e obtendo o compromisso por parte da sua equipa, fortalecendo relações com os seus clientes dado o elevado compromisso fomentado na sua equipa.

 

Criar uma marca de excelência na sua equipa ajuda a promover a marca da sua organização, uma vez que os colaboradores irão aparentar ser os mais credíveis e mais profissionais do mercado. Representa a forma como a equipa se apresenta no mercado, a imagem da sua “casa”. Permite um elevado compromisso da equipa, dado a valorização obtida na organização que eles representam.

 

Normalmente estas acções são desenhadas a pensar no indivíduo, em valorizar as suas características e o valor que isso traduz na organização. Depois é cascateado para a equipa, em que é reforçado o papel da equipa na obtenção dos resultados e da estratégia delineada.

 

Membros de uma equipa de alto “Branding,” tem a capacidade de se articular mais eficazmente entre os seus membros e o enfoque é na obtenção de resultados, muitas das vezes conseguindo eliminar os concorrentes do mercado.

 

As acções são práticas e pragmáticas, iniciando-se com inventários e/ou entrevistas com cada membro de forma que durante a acção a equipa receba o feedback para melhoria e rapidamente determine o que será necessário fazer para elevar a marca da equipa. Durante estas acções, planos de acções são desenvolvidos e sessões de seguimento deverão ser agendadas de forma a assegurar que os resultados desejados sejam alcançados.

 

As acções de Team Branding exigem mais investimento dos membros da equipa, mas o retorno é notório, tendo um impacto directo no bottom-line da sua organização.

 

 

AC Consulting

<<< Volta à lista de notícias