Artigo académico de Professor Português, baseado numa tese de doutoramento, considerado como o melhor do ano por revista científica internacional

2012-11-05

O artigo da autoria do professor Aristides Ferreira, docente no ISCTE Business School sobre um novo sistema computorizado de provas de memória para ser usado pela população portuguesa foi considerado pelos editores da prestigiada revista científica, Ammons Scientific (AmSci) como o melhor artigo científico publicado em 2012 - baseado numa tese de doutoramento. O sumário do trabalho foi publicado na edição da revista Psycological Reports da AMScI em outubro e poderá ser lido aqui. Esta revista com mais de 50 anos de existência é uma das publicações científicas mais prestigiadas do mundo na área da psicologia e guarda mais de 21.000 artigos académicos sobre esta área de investigação. A investigação que serviu de base para o artigo do professor Aristides Ferreira demorou 4 anos e na sua génese esteve o objectivo de desenvolver um instrumento computorizado que permitisse a académicos ou profissionais medir através de uma bateria de provas a extensão e a actividade da memória humana. Para além disso, o Professor Aristides Ferreira queria aliar a pesquisa de doutoramento ao interesse de conceber um produto inovador o suficiente para ser usado e procurado pelo mercado. O sistema desenvolvido é único e pela sua especificidade não existe mais nenhum com as mesmas características no mercado. Neste momento, existem baterias de testes em formato papel e lápis mas não existe um padrão em formato computorizado, que permita retirar as vantagens associadas à avaliação com recurso às novas tecnologias.

Para o Professor Aristides Ferreira “Este prémio é uma grande motivação para continuar a desenvolver a minha investigação. A memória humana é um tema que necessita de ser investigada quer no contexto académico, como profissional. Por outro lado, este prémio é prestigiante para o ISCTE Business School, uma instituição onde estamos actualmente a desenvolver investigação e a produzir conhecimento em áreas como o presenteísmo, o capital intelectual e cultura organizacional das empresas. De alguma forma, o know-how associado à construção da bateria de provas de memória facultou-me um conjunto de instrumentos que me têm ajudado nas investigações presentes e que procurarei vir a desenvolver no futuro.” O professor Aristides Ferreira é professor no ISCTE Business School e lecciona diferentes disciplinas no âmbito da gestão de recursos humanos, diagnóstico organizacional e comportamento organizacional. É autor e co-autor de livros e artigos em diversas áreas da psicologia e dos recursos humanos. Licenciado em Psicologia Aplicada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, é também Mestre em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCTE, sendo ainda doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho.

<<< Volta à lista de notícias