Team Building

2015-06-23

Team Building é uma fórmula inovadora de criar laços relacionais mais profundos entre colaboradores da mesma empresa ou organização de forma a que na sua actividade profissional consigam atingir níveis de produtividade superiores e maior satisfação pessoal no desempenho das suas funções. Pessoas que todos os dias trabalham diariamente lado a lado, revelam conhecer-se pouco quando postas perante desafios que requerem interacção e cooperação mútua, muito para além da rotina habitual.

 

Nestas acções são desenvolvidos factores como, espírito de equipa, comunicação, planeamento, organização, liderança, produtividade, dedicação, excelência, as boas relações, entre outras. Ocorrem normalmente fora da empresa, num ambiente informal e descontraído que permite o aprofundamento dos elos sociais e do conhecimento das qualidades e defeitos de cada um.

A estrutura de cada acção é particular para os objectivos que se pretendem atingir, pelo que a preparação em conjunto com os promotores e com os consultores e formadores delegados, é essencial à concepção do projecto.

Para que sejam eficazes, as actividades de Team Building devem ter um conteúdo fortemente emocional. Contudo, deve ter-se em atenção que a componente lúdico-emocional é apenas facilitadora da aprendizagem, sendo fundamental garantir a componente pedagógica e profissional.

“As pessoas passam e as empresas ficam. Mas as empresas são, em cada momento, aquilo que as pessoas que lá estão fazem delas. Recursos humanos capacitados e olhando na mesma direcção, fazem empresas diferentes e ganhadoras”.

 

Filipa Costa/AC Consulting

<<< Volta à lista de notícias